Esta política estabelece os critérios para a contratação e a supervisão de terceiros, com o objetivo de mitigar riscos de corrupção e fraude. Ela existe porque a empresa responde por atos praticados em seu nome ou benefício por quem contrata.
1. Classificação de risco
Antes da contratação, o terceiro é classificado como de risco Baixo, Médio ou Alto, considerando:
- Interação com agentes públicos em nome da LPM
- Acesso a dados sensíveis ou a sistemas críticos
- Valor e criticidade do contrato
2. Questionário de integridade
Envio de formulário obrigatório para coleta de informações sobre estrutura societária, existência de programa de compliance e histórico de sanções.
3. Pesquisa reputacional
Verificação em listas de sanções — CEIS, CNEP e CEPIM —, em processos judiciais e em notícias negativas.
4. Pessoas expostas politicamente
Verificação de vínculos políticos de sócios e administradores do terceiro que exijam monitoramento especial.
5. Cláusulas contratuais
Todos os contratos devem conter cláusula anticorrupção, direito de auditoria e rescisão imediata em caso de violação ética.
O que a LPM espera de quem contrata
Fornecedores, representantes, consultores e parceiros se comprometem a conhecer e observar o Código de Ética e Conduta; a não oferecer nem aceitar vantagem indevida em nome ou em benefício da LPM; a manter registros fidedignos e permitir auditoria; a comunicar conflito de interesses; a preservar o sigilo das informações a que tiverem acesso; e a comunicar ao canal de denúncias qualquer irregularidade de que tomem conhecimento.
A contratação não pode ser usada para intermediar pagamento, ocultar beneficiário ou terceirizar conduta que seria vedada se praticada diretamente pela empresa.
Como relatar uma irregularidade
O canal de denúncias está aberto a fornecedores, prestadores de serviço e parceiros, com as mesmas garantias de anonimato e de vedação a retaliação.
O canal recebe relatos de fornecedores, prestadores de serviço e parceiros, com garantia de anonimato e vedação a retaliação.
Ir para o canal