Tecnologia Predial – Recursos e sistemas aplicados à segurança e monitoramento de ambientes

Tecnologia Predial – Recursos e sistemas aplicados à segurança e monitoramento de ambientes

Cada vez mais os condomínios residenciais, prédios comerciais e imóveis particulares buscam por soluções de segurança eficientes. A aplicação de tecnologia de ponta nesses ambientes é fundamental para oferecer serviços efetivos que garantam a segurança geral do local. Os recursos e sistemas de tecnologia predial têm como foco oferecer para o condomínio estruturas de gestão eficientes como:

  • Circuitos de televisão e monitoramento;
  • Gestão BMS;
  • Sistemas de detecção e alarme de incêndio;
  • Sistemas de detecção e alarme de intrusão;
  • Sistemas de sonorização.

Criar um ambiente controlado e monitorado é fundamental, não só para manter a segurança, mas para realizar a gestão eficiente de todos os espaços particulares. As soluções de tecnologia predial oferecem diversos recursos que gerenciam desde os acessos aos ambientes, até o controle de fornecimento e consumo de água e energia. Além disso, é possível administrar o local de maneira remota e em tempo real, controlando todas as ocorrências do ambiente através de links ou dispositivos móveis.

Soluções completas que podem ser contratadas de maneira individual ou integrada. Os sistemas de alarmes, por exemplo, são compostos por sensores de presença e sinais sonoros, controles de acesso, entre outras ferramentas. Outras opções, para quem busca alternativas mais avançadas, são as câmeras de vigilância com circuito fechado de televisão, as chamadas CFTV.

Já o BMS (Building Management System) administra os espaços de forma automática, monitorando e controlando toda a parte mecânica e elétrica do prédio. Sistemas essenciais como iluminação, aquecimento, ventilação, ar-condicionado, controle de acesso físico, detecção e alarmes contra incêndio e elevadores, são todos integrados e visualizados em conjunto. Essa ação garante maior autonomia, redução de custos e mais recursos para a gestão eficiente do local.

Avanços do setor

Com o desenvolvimento crescente de avanços tecnológicos como IoT (Internet das Coisas), as ferramentas de automação predial ganham cada vez mais eficiência e assertividade. Com o uso de banco de dados e relatórios de informações, habilitados e construídos a partir da integração dos sistemas, é possível gerenciar os processos e tomar decisões baseadas nos históricos, estatísticas ou experiências adquiridas ao longo do trabalho de gestão.

Torna-se cada vez mais necessário que os condomínios (residenciais e comerciais), as propriedades particulares ou até mesmo empresas e indústrias invistam em soluções integradas de segurança e tecnologia predial. Além de oferecer uma gestão mais eficiente, o quesito sustentabilidade também é levado em consideração, já que todos os sistemas hidráulicos e elétricos são monitorados de forma efetiva, evitando desperdícios e diminuindo o impacto ambiental.